Código de Ética e Conduta

CARTA AO COLABORADOR

08/10/2020.

A Quero Delivery - Startup que tem como missão ajudar e desenvolver os negócios dos seus parceiros, entregando uma experiência “uau!" para os usuários - carrega em seu DNA a transparência e a honestidade.

Partindo desses princípio, esse documento é de observância obrigatória entre nossos colaboradores, o qual deve servir de referência para nossos parceiros e prestadores de serviço. Embora, Não possa abarca todas as situações inerentes ao nosso dia a dia no trabalho, tendo em vista a dinâmica das relações, traz orientações claras e objetivas não negociáveis.

A honestidade carrega consigo mais do que o sentimento de fazer a coisa certa. É um bem valioso em toda a sociedade e está incorporada em nossos negócios. Dessa forma, este Código de Ética e Conduta vem para acrescentar valor e apoiar o crescimento sustentável e com excelência. Leia, compreenda, compartilhe, cumpra e faça cumprir nosso guia.

Atenciosamente,

MIGUEL NETO CEO at QueroDelivery


Se estiver indeciso sobre qual deve ser a conduta adotada, pergunte a si mesmo:


REFLETIRÁ BEM PARA MIM E PARA A QUERO DELIVERY? GOSTARIA QUE ISSO SE TORNASSE PÚBLICO?

Se ficar em dúvida quanto à resposta, não adote o comportamento. O código não contem todas as respostas, mas é um instrumento para facilitar na adoção da conduta apropriada. Também podemos utilizar o bom senso e consultar outros colaboradores ou a alta administração.


  • MISSÃO:

    Ajudar e desenvolver os negócios dos nossos parceiros, entregando uma experiência "uau!" para nossos usuários. Sempre visando praticidade e comodidade.

  • VISÃO:

    Estar entre os principais players do mercado, ser referência em experiência e relacionamento usando a tecnologia e valorizando as pessoas.

  • VALORES:

    Foco no que é melhor para o cliente Somos jovens Sonhamos grande, temos fome Transparência e honestidade Feito é melhor que perfeito Cabeça de dono


ABRANGÊNCIA

DIVULGAÇÃO

POLÍTICAS E PRÁTICAS

RESPEITO ÀS PESSOAS

IMAGEM INSTITUCIONAL

RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES

RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AOS CLIENTES E CONSUMIDORES

RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AOS FORNECEDORES

RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AO PODER PÚBLICO

ADMINISTRAÇÃO E APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

VIGÊNCIA



ABRANGÊNCIA

Esse documento contempla diretrizes de conduta baseadas na observância das leis vigentes e em padrões éticos e morais que servirão de referencial para o comportamento de todos os colaboradores, cabendo a sua aplicação a todos os integrantes do quadro funcional da Quero Delivery, no exercício de suas funções, e servir de referência para nossos parceiros e prestadores de serviço



DIVULGAÇÃO

Este Código de Ética e Conduta ficará publicamente disponível no WEBSITE da Empresa no endereço http://www.querodelivery.com/codigo-de-conduta para consulta de colaboradores a qualquer momento, cabendo ao Representante Legal da QD:

  1. Assegurar o cumprimento deste Código;
  2. Dar ciência aos novos colaboradores, mantendo registro da ciência e concordância dos mesmos;
  3. Promover a ampla divulgação do Código e suas atualizações ao corpo funcional da Empresa, clientes, prestadores de serviços e fornecedores;
  4. Esclarecer dúvidas e verificar o entendimento quanto ao conteúdo e aplicação.


POLÍTICAS E PRÁTICAS

Conheça nossas políticas e outros documentos complementares que orientam as boas prátias na empresa.

Preserve o meio ambiente com a adoção de praticas comprometidas com a redução de resíduos, racionalização do uso dos insumos de produção, conservação e preservação de recursos hídricos. Essas atitudes reforçam o compromisso da empresa com as novas gerações e com o desenvolvimento sustentável.



RESPEITO ÀS PESSOAS

Valorize a diversidade, a cortesia, a imparcialidade, o respeito às pessoas e repudie os atos discriminatórios, de assédio e retaliações.

O respeito e a ordem deve prevalecer no ambiente de trabalho de forma a coibir atos de assédio moral, econômica e sexual ou situações que configurem intimidações ou ameaças no relacionamento entre colaboradores, estagiários e/ou prestadores de serviço, independentemente de seu nível hierárquico.

Nosso ambiente de trabalho é um diferencial competitivo.



IMAGEM INSTITUCIONAL

A imagem institucional da Quero Delivery é o que ela representa para os clientes, parceiros, fornecedores e sociedade. Cumpra com o combinado e certifique-se de seja feito com o mais alto padrão de qualidade. Suas atitudes constroem nossa reputação.

E nesse contexto que valorizamos a "Cabeça de dono"!

  1. Zelar pela imagem da empresa é responsabilidade de todos, dentro e fora do ambiente de trabalho.
  2. O relacionamento com a imprensa deve prezar pela confiabilidade das informações transmitidas e ter como objetivo a divulgação de fatos relevantes e a promoção da Quero Delivery de forma verídica, clara e direta.
  3. Se não tiver expressamente autorizado e preparado não deve prestar declarações ou dar entrevistas em nome da Quero Delivery.
  4. Os registros e documentos que dão sustentação as atividades da empresa sempre devem conter informações corretas, seguras, precisas e atualizadas.
  5. Não se deve discutir informações confidenciais em áreas públicas, como: transporte público, redes sociais, blogs pessoais e/ou corporativos ou meios de comunicação que possam gerar risco de exposição indesejada de informações.
  6. Publicações de cunho preconceituoso, discriminatório e ofensivo não estão alinhados com os valores da empresa.
  7. Todos devem zelar pela guarda e sigilo das informações confidenciais relacionadas a Quero Delivery.
  8. O uso de informações classificadas como confidenciais deve ser exclusivamente para fins profissionais, sendo proibido utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros com a finalidade diversa daquela para a qual a informação foi divulgada/recebida.

Integridade é algo que não se abre mão, mas ressaltamos que esse Código de Ética e Conduta não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, vem acrescentar valor. Assim, deve-se acomodar todos os interesses e objetivos legítimos de uma maneira positiva. Por isso: "Feito melhor que perfeito".

Pense fora da “caixa”. Inovação é o nosso negócio.



RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES

Investir e promover nossa cultura nos fortalece. "Somos jovens" e promover transformações sociais faz parte do nosso trabalho, entretanto não podemos esquecer que a "Transparência e honestidade" são virtudes que valorizamos. Para isso, todos os colaboradores devem:

  1. Estar atentos a situações que configurem um conflito de interesse, real ou potencial, e que possam interferir na capacidade de se manter isento e tomar decisões imparciais em relação a Quero Delivery.
  2. Não se utilizar de seu cargo, do acesso a informações privilegiadas ou do nome da empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho, para obter benefícios pessoais ou vantagens de qualquer natureza para si ou para terceiros.
  3. Não desenvolver atividades paralelas, remuneradas ou não, que sejam concorrentes ou incompatíveis com os negócios da Quero Delivery ou que causem desgaste físico ou emocional que prejudique sua conduta ou desempenho profissional.
  4. Respeitar os demais colaboradores, evitando qualquer conduta preconceituosa, agressiva ou que possa fazer com que qualquer colaborador se sinta agredido, humilhado, intimidado, discriminado, assediado ou excluído.
  5. Não adotar condutas que possam colocar em risco a saúde e a segurança própria e dos demais colaboradores, tais como fumar em locais inadequados (observar locais sinalizados) ou consumir bebidas alcoólicas ou drogas ou portar armas no ambiente de trabalho, ou apresentar-se para o trabalho embriagado ou sob o efeito de drogas.
  6. Zelar pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua guarda para que não ocorram perdas, danos e/ou desperdícios e não utilizar as instalações, bens (como os equipamentos) da Quero Delivery, para fins particulares, ilícitos e antiéticos.
  7. Utilizar os recursos disponíveis de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins profissionais, dentro das exigências legais, e segundo os princípios éticos desse Código, não transmitindo comentários difamatórios, mensagens ou documentos contendo linguagem, imagens ou arquivos que sejam ofensivos ou induzam qualquer forma de discriminação. Bem como não instalar qualquer tipo de programa ou arquivo que viole a propriedade intelectual da empresa ou de terceiros nos equipamentos da Quero Delivery.
  8. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e instruções relativas ao desempenho e segurança de suas atividades e também quanto às importantes regras dispostas nos manuais disponibilizados aos Colaboradores.
  9. Zelar pela guarda das informações confidenciais da Quero Delivery interna e externamente.
  10. A Quero Delivery repudia qualquer forma de corrupção. Fique atento a situações que caracterize esse tipo de comportamento. A prática desses atos está sujeita a medidas disciplinares e a sanções de acordo com a legislação vigente.
  11. Denunciar, via canais disponibilizados (que mantém o sigilo da informação e da identidade do colaborador), quaisquer práticas contrárias à estas contidas neste Código de Ética e Conduta.
  12. Zelar pela guarda das informações confidenciais da Quero Delivery interna e externamente.
  13. É vedada a exposição, armazenamento, distribuição, edição e gravação de material de natureza pornográfica na empresa ou no contexto das relações de trabalho e de material de cunho racista em qualquer circunstância, inclusive em redes sociais privadas.


RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AOS CLIENTES E CONSUMIDORES

"Sonhamos grande, temos fome", mas devemos manter nosso "Foco no que é melhor para o cliente". Desejamos aumentar constantemente a credibilidade junto aos clientes e consumidores, por isso devemos:

  1. Tratar os clientes e consumidores com respeito, cordialidade, atenção, eficácia, proatividade e agilidade no atendimento de suas necessidades e, principalmente, com ética.
  2. Atender aos clientes e aos consumidores com imparcialidade e livre de preconceito de qualquer natureza, obedecendo rigorosamente às leis, bem como as regulamentações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
  3. Zelar pelos interesses dos clientes e consumidores, ajudando a solucionar problemas e encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa, com eficiência e rapidez, retornando aos mesmos sempre que necessário;
  4. Cumprir o que prometemos no prazo acordado.
  5. Resguardar a confidencialidade das informações sigilosas a ele repassadas por seus clientes e consumidores.
  6. Divulgar informações sobre nossos produtos e serviços e ações socioambientais de forma clara e verdadeira.
  7. Ser abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade e eficiência de nossos produtos e serviços;
  8. Difundir as práticas da Quero Delivery, servindo de referência e engajamento.


RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AOS FORNECEDORES

  1. Assegurar-se de que todos os fornecedores respeitam a legislação trabalhista, não fazem uso de trabalho infantil ou escravo e prezam pela saúde e segurança de seus trabalhadores;
  2. Assegurar-se de que todos os fornecedores atuam de acordo com os princípios expressos neste documento e de acordo com as normas aplicáveis às suas atividades.
  3. Manter a confidencialidade os dados do fornecedor e assegurar-se de que o mesmo mantenha confidencialidade quanto às informações do Quero Delivery.
  4. Não solicitar e/ou aceitar qualquer tipo de presentes, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza de fornecedores, como, por exemplo, brindes de qualquer valor, compensações financeiras, mercadorias, viagens de lazer, ingressos ou quaisquer outros serviços oferecidos. Caso não seja possível recusar o brinde, o mesmo deve ser encaminhado para o setor de People, que se responsabilizará pela sua destinação. Nesse caso, a realização de sorteio entre os colaboradores da empresa ou a devolução ao remetente, são praticas recomendadas.
  5. Representar a empresa, firmando contratos e outros documentos somente quando lhe for conferida tal atribuição e ou tiver poderes legais de representação da empresa.


RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES FRENTE AO PODER PÚBLICO

A Quero Delivery não oferece nem promete, diretamente ou por meio de terceiros, pagamentos, presentes ou benefícios a agentes públicos, partidos políticos ou a seus membros e candidatos a cargos políticos, bem como a seus familiares ou equiparados, com o intuito de obter benefício para a empresa.

Cabe a todos os colaboradores:

  1. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e demais instruções relevantes ao desempenho de suas atividades.
  2. Manter um bom relacionamento com os órgãos governamentais com os quais se relaciona em função das atividades, sendo cooperativo nos termos da legislação vigente e transparente, a fim de combater a corrupção, o favorecimento e a obtenção de vantagens ilegais e contra os princípios deste código e defendendo sempre os interesses legítimos da empresa.
  3. Representar a empresa perante o Poder Público somente quando lhe for conferida tal atribuição, sempre respeitando os documentos de constituição e representação da empresa.
  4. Abster-se de práticas que violem as leis, normas ou regulamentos em vigor no país, bem como que contrarie os princípios de conduta expressos nesse Código.

Dúvidas fundamentadas podem ser dirigidas ao jurídico ou a superior hierárquico do colaborador.



ADMINISTRAÇÃO E APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Esse Código de Conduta não é exaustivo e trata de assunto de extrema importância para nós.

Assim, as decisões a serem tomadas quanto à sua aplicação, infração e revisão de seus termos ficarão sob a responsabilidade do Comitê de Ética.

O Comitê é formado pela CEO além de um representante das seguintes áreas: People e DP.

O descumprimento deste Código implicará penalidades de acordo com a gravidade do fato, podendo ser aplicada advertência, suspensão ou rescisão contratual.

Qualquer pessoa que constatar qualquer prática ou ato que sejam contrários aos estabelecidos neste Código de Conduta deverá comunicar o ocorrido ao seu gestor, que, por sua vez, tem a obrigação de reportar o fato ao Comitê de Ética. Se preferir informar a ocorrência de forma anônima, poderá realizá-la através do seguinte e-mail: [email protected].



VIGÊNCIA

O Código de Conduta entra em vigor a partir de sua divulgação, sem previsão para término, podendo haver alterações a qualquer tempo, conforme a necessidade.

Qualquer alteração do Código será comunicada a todos os Colaboradores.

Só um pedido: me leva com você

Me chama de roxinho, queridinho ou de sua notificação preferida que eu entrego pra você, seu lindo! Baixe agora meu aplicativo.

Smartphone com tela do aplicativo QueroDelivery